Alessandro Sabella conta detalhes de sua atuação como Mestre de Cerimônias

Entrevista concedida a Revista Noivas em Destaque

Meus amigos….

Quero compartilhar com vocês uma entrevista concedida a Revista Noivas em Destaque sobre o papel do Mestre de Cerimônias.

Comunicação com Qualidade, Experiência e Elegânciaeu

O bom mestre de cerimônias elabora o roteiro e conduz com maestria um casamento, aniversário ou encontro corporativo. É peça fundamental em qualquer tipo de evento. O jornalista Alessandro Sabella revela os segredos dessa profissão:

Revista Noivas em Destaque – O que faz o mestre de cerimônias, exatamente?

Sabella – Ele é responsável por conduzir um evento. É quem se encarrega de falar com o público ou platéia. Contribui na elaboração do roteiro, procura segui-lo à risca, de preferência, sem falhas ou gafes. A pontualidade é imprescindível, assim como a postura e a discrição. Deve conhecer as regras do cerimonial e, acima de tudo, se relacionar bem com todas as áreas e profissionais envolvidos na execução das atividades.

Revista Noivas em Destaque – Em um casamento, como deve ser a atuação desse profissional? Em que situações os casais devem contratar um mestre de cerimônias, em vez de contar com a participação de um padre ou pastor?

Sabella – O mestre de cerimônias faz parte de um todo, assim como fotógrafos, cinegrafistas, floristas e o Buffet, por exemplo. E não há como atribuir sucesso a um evento se todos não corresponderem às expectativas. Vivemos num mundo em constante transformação, e a contratação de um mestre de cerimônias para a celebração de casamentos tem crescido muito. Isso ocorre quando os noivos não são da mesma religião ou mesmo quando um deles já foi casado. Também há aqueles que preferem uma cerimônia num buffet. Nos casamentos em que atuo procuro conversar  bastante com os noivos e faço questão de mostrar trabalhos já realizados. Tenho um site (www.alessandrosabella.com.br) com fotos e uma relação de clientes atendidos, fato que ajuda a conferir confiança e estabelecer um bom relacionamento.

Revista Noivas em Destaque – Em bodas, aniversários ou formaturas, como deve ser o comportamento desse profissional?

Sabella – Ele é uma peça mais do que necessária. Em relação a formaturas, por exemplo, ainda é muito comum escolas optarem por ‘escalar’ um professor nessa função. É o que chamamos de “solução caseira”. Tudo foi providenciado: o buffet, a produtora encarregada das fotos e do vídeo, a decoração, os convites, os seguranças, e na hora de contratar o mestre de cerimônias, decidem partir para a economia, colocando em risco o evento. Sobre bodas, é cada vez mais comum casais reunirem amigos e familiares para essa celebração. É um momento marcante, pois eles têm o privilégio de relembrar todo o tempo que passaram juntos, ao lado de pessoas queridas como testemunhas. Os aniversários também estão em alta, especialmente os de 15 anos.

Revista Noivas em Destaque – Em termos de eventos corporativos, quais deles pedem a presença de um mestre de cerimônias?

Sabella – Comecei na função de mestre de cerimônias conduzindo eventos corporativos. Alguns foram marcantes, como a comemoração do centenário da Empresa Elétrica Bragantina; duas edições do Encontro Estadual da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo; Convenção dos Corretores de Seguros do Brasil; Dia de Campo da Sakata; inauguração do Hospital Unimed de Bragança e da loja Frango Assado de Atibaia. Gosto de atuar nesse meio. O papel do mestre de cerimônias é fundamental. Geralmente, são inaugurações, simpósios, encontros, sempre com a presença de autoridades, executivos e convidados, o que exige atenção e sintonia com a equipe organizadora. É nessas horas que a experiência no rádio e na TV faz a diferença. Apesar de trabalhar com roteiro pré-definido, o improviso é quase sempre utilizado. O “jogo de cintura” não pode faltar.

 

© 2014 - Todos os direitos reservados - Alessandro Sabella

Desenvolvido por Orientweb | Criação de Sites